Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski

Diogo Zanatta

Em um mundo cada vez mais digital, a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski se mantém como um espaço essencial de acesso ao conhecimento, à leitura e à liberdade de pensar em Passo Fundo. Fundada em 1940, esta instituição é uma referência no incentivo à cultura e à literatura na cidade.

Com 85 anos de história, a biblioteca oferece um acervo com mais de 20 mil títulos e promove atividades como contação de histórias e apresentações culturais. O prédio atual, inaugurado em 1982, possui um formato hexagonal peculiar, idealizado pelo arquiteto que lhe dá nome, Arno Viuniski. Como outros prédios históricos vizinhos, também integra o Complexo Cultural Roseli Doleski Pretto.

Audiodescrição

Fotografia colorida. Vista da entrada e jardim da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski. À direita, a fachada parcial de um prédio térreo. Uma parte é de tijolos aparentes, onde está fixada uma placa branca com o logo e o nome “Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski”. Há uma porta dupla branca e janelas com grades. Uma cobertura translúcida azulada se estende sobre a entrada. Em frente à fachada, um canteiro com plantas ornamentais, incluindo uma com folhas avermelhadas e outra semelhante a uma pequena palmeira, sobre pedras brancas. Uma calçada de pedras irregulares claras leva à entrada, delimitada por um meio-fio amarelo e, mais à direita, um piso de paralelepípedos em declive. À esquerda, um jardim gramado. Um caminho de concreto avermelhado desgastado serpenteia por ele, levando a um arco coberto de trepadeiras ao fundo. Próximo ao prédio, um grande arbusto verde com flores rosas (hibisco) e uma planta alta com folhas pontudas (como iúca ou dracena). Cadeiras pretas são visíveis no jardim ao fundo. Em segundo plano, atrás da biblioteca e do jardim, erguem-se prédios residenciais altos e modernos. O céu está claro.

Acessibilidade: Cadeirante, Banheiro adaptado
R. Morom, 2019 - Centro, Passo Fundo - RS, 99010-034
Estilo: Arquitetura
Autoria: Diogo Zanatta
Data de captura: 9 de abril de 2025
Licença: CC0
Audiodescrição: Robson Flores
Locução: Fabiana Beltrami
Consultoria: Everton Sousa
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
LinkedIn