Chafariz da Mãe Preta

Diogo Zanatta

Audiodescrição

Fotografia. Autoria: Diogo Zanatta. Dia de sol. Vista de esquina da Praça da Mãe Preta. Em primeiro plano, uma calçada de pedras irregulares leva a uma área recuada na praça. No centro, destaca-se o Chafariz da Mãe Preta. Ele consiste em um muro baixo de pedras planas e irregulares, empilhadas horizontalmente. Desse muro, um cano projeta um filete de água para um pequeno tanque de pedra rebaixado no piso. Sobre o muro, três placas retangulares de metal exibem informações sobre o chafariz da Mãe Preta. Atrás das placas, há uma área gramada com árvores e arbustos e, mais à direita, um parquinho infantil. À direita da imagem, ao lado do muro chafariz um monumento branco, alto e pontiagudo, semelhante a um obelisco fino, ergue-se verticalmente.

Curiosidade

“Quem bebe das águas da Mãe Preta a Passo Fundo sempre retorna”, é o que diz uma das principais lendas da cidade. O Chafariz da Mãe Preta, localizado na esquina das ruas Uruguai e Dez de Abril, está ligado à história de Passo Fundo. A primeira estrutura construída no local foi em 1863, sendo um importante ponto de abastecimento de água para a cidade e ponto de encontro para os negros escravizados.

Em 1925, o local foi reestruturado e ganhou tanques para as lavadeiras de roupa, mas em 1965, a estrutura foi demolida, sendo reconstruída somente em 1982, quando ganhou o busto da Mãe Preta, numa pequena praça.

É nesse local que surge um dos principais patrimônios imateriais de Passo Fundo: a Lenda da Mãe Preta. Ressignificada a partir da lenda kaingang da Mãe Goiexim, as duas têm a mesma essência: é do pranto da mãe por seu filho querido que brotam as águas neste local.

Acessibilidade: Cadeirante
R. Uruguai, equina com rua 10 de Abril - Centro, Passo Fundo - RS, 99010-110
Estilo: Paisagem
Autoria: Diogo Zanatta
Data de captura: 29 de abril de 2025
Licença: CC0
Audiodescrição: Robson Flores
Locução: Fabiana Beltrami
Consultoria: Everton Sousa
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
LinkedIn