Instituto Histórico de Passo Fundo

Diogo Zanatta

O Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) é uma instituição fundamental para a guarda e difusão da memória da cidade e de seus habitantes. Sua existência garante que a história local seja preservada e acessível às futuras gerações.

Fundado em 15 de abril de 1954, o IHPF surgiu da necessidade de resgatar informações para as comemorações do centenário de emancipação de Passo Fundo (1957). Apesar de períodos de menor atividade, o Instituto perseverou em sua missão de salvaguardar acervos e documentos, promovendo a conscientização através de ações pedagógicas, projetos, exposições e visitas guiadas. Em 2017, conquistou sua sede própria, denominada Dr. Carlos e Celina Madalosso, que também faz parte do Complexo Cultural Roseli Doleski Pretto.

Audiodescrição

Fotografia colorida. Vista frontal do prédio de dois andares do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). A fachada é predominantemente escura (cinza chumbo ou preta) no térreo e branca no andar superior e nas colunas que o sustentam. No topo, uma larga faixa (platibanda) branca exibe em letras pretas: à esquerda, o logo “IHPF” com o desenho de um capitel jônico; ao centro, “INSTITUTO HISTÓRICO DE PASSO FUNDO / FUNDADO EM 15 DE ABRIL DE 1954”; e à direita, “SEDE DR. CARLOS E CELINA MADALOSSO”. O andar superior possui grandes janelas retangulares de vidro, separadas por colunas brancas retangulares. O térreo tem janelas menores. O prédio é cercado por uma grade metálica preta com portão de acesso. Atrás da grade, há um pequeno jardim com algumas palmeiras baixas. À esquerda, parte de um prédio vizinho mais claro é visível. À direita, um poste de concreto com muitos fios elétricos e de telecomunicações emaranhados. O céu ao fundo está claro, azul pálido.

Acessibilidade: Cadeirante, Banheiro adaptado
R. Teixeira Soares, 1268 - Centro, Passo Fundo - RS, 99010-081
Estilo: Arquitetura
Autoria: Diogo Zanatta
Data de captura: 9 de abril de 2025
Licença: CC0
Audiodescrição: Robson Flores
Locução: Fabiana Beltrami
Consultoria: Everton Sousa
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
LinkedIn