Museu Histórico Regional

Diogo Zanatta

Audiodescrição

Fotografia colorida. Autoria: Diogo Zanatta. O Museu Histórico Regional, um sobrado histórico de dois andares, é visto a partir do canteiro central da Avenida Brasil. É pintado de verde-claro, com ornamentos brancos. No centro do andar superior, uma porta, com um vitral circular colorido no topo, se abre para uma sacada com guarda-corpo de ferro. De cada lado desta porta, há duas janelas altas, cada uma com seu próprio guarda-corpo de ferro. No térreo, outras quatro janelas ladeiam a entrada principal, duas de cada lado. Todas as aberturas são de madeira escura. Ao seu lado, à direita da imagem, situa-se a entrada do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. Mais à direita, está o sobrado do Teatro Municipal Múcio de Castro.

Curiosidade

Inaugurado em 25 de julho de 1911, o prédio onde hoje está localizado o Museu Histórico Regional abrigou a primeira sede da Intendência Municipal, formato de governo da época, semelhante a uma prefeitura. Em 1977, por decreto municipal, foi instituído ali o Museu Histórico-Cultural, que funcionou até 1990, quando suas atividades foram suspensas; em 1996, por convênio entre Prefeitura e Universidade de Passo Fundo (UPF), o espaço foi reaberto como Museu Histórico Regional e chegou a dividir o prédio com o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider.

O edifício foi tombado como patrimônio histórico-municipal em 1990 e, em 2003, passou a integrar o Complexo Cultural Roseli Doleski Pretto. Atualmente, o museu está fechado para visitação desde 2020 por problemas estruturais, com revitalização da fachada concluída em dezembro de 2024 e obras internas em andamento.

Acessibilidade:
Av. Brasil Oeste, 780 - Centro, Passo Fundo - RS, 99025-003
Estilo: Arquitetura
Autoria: Diogo Zanatta
Data de captura: 29 de abril de 2025
Licença: CC0
Audiodescrição: Robson Flores
Locução: Fabiana Beltrami
Consultoria: Everton Sousa
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
LinkedIn