Praça da Cuia

A Praça Marechal Floriano, carinhosamente conhecida como Praça da Cuia, é o coração cívico e um dos mais tradicionais pontos de encontro de Passo Fundo. Seu nome popular deriva do imponente Monumento à Cuia, um dos principais cartões postais da cidade.

O monumento, uma grande cuia de chimarrão, foi doado pela cidade de São Paulo em 1957, como homenagem ao centenário de emancipação de Passo Fundo. Ele simboliza a hospitalidade e o tradicionalismo gaúcho, características marcantes do povo passo-fundense. A praça, que também abriga bustos e homenagens a personalidades locais, já foi o epicentro do comércio e lazer da cidade, e embora hoje seja mais um local de passagem e descanso, permanece viva na memória afetiva da população como palco de importantes acontecimentos e referência histórica.

Audiodescrição

Fotografia colorida em plano aberto e ângulo ligeiramente baixo. Em primeiro plano, um piso de grandes lajes cinzas leva a um monumento central. Este monumento possui uma base quadrada robusta, feita de blocos de pedra escura, sobre a qual repousa uma escultura gigante de uma cuia de chimarrão. A cuia é marrom-avermelhada, redonda, com uma base prateada, e dela sai uma bomba (cano para sugar o chimarrão) longa, prateada com detalhes amarelos, apontando para o céu na diagonal direita. Há uma placa com inscrições na face frontal da base de pedra. O monumento está cercado por um gramado verde e caminhos pavimentados que serpenteiam pela praça. Árvores altas e frondosas, com copas cheias de folhas verdes, emolduram a cena dos dois lados e ao fundo. Embaixo das árvores, há bancos de praça e postes de iluminação clássicos. Ao fundo, por entre as árvores à direita, avista-se a fachada e a torre com domo dourado da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Outros prédios e carros estacionados são visíveis nas bordas da praça. O céu está claro, quase branco, indicando um dia nublado ou com sol encoberto.

Acessibilidade:
Av. Gen. Neto, 133-261 - Centro, Passo Fundo - RS, 99010-023
Estilo: Paisagem
Autoria:
Data de captura:
Licença: CC0
Audiodescrição: Robson Flores
Locução: Fabiana Beltrami
Consultoria: Everton Sousa
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
LinkedIn