Teatro Municipal Múcio de Castro

Diogo Zanatta

Audiodescrição

Fotografia. Autoria: Diogo Zanatta. O Teatro Municipal Múcio de Castro, um sobrado histórico de dois andares, é visto a partir do canteiro central da Avenida Brasil. Ele é pintado de rosa-claro, com ornamentos brancos. No andar superior, uma porta central em arco se abre para uma sacada. Ela é ladeada por duas janelas altas, cada uma com seu guarda-corpo. A sacada e os guarda-corpos são formados por pilares. No térreo, outras duas janelas ladeiam a entrada principal, acessada por degraus e uma rampa. Todas as aberturas são de madeira escura. Ao seu lado, à esquerda da imagem, situa-se a entrada do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto e, ao lado dessa, situa-se o sobrado do Museu Histórico Regional. 

Curiosidade

É num prédio do século XIX que encontramos o Teatro Municipal Múcio de Castro. Construído inicialmente para ser a sede do Clube Dramático Passo-Fundense, foi um dos prédios com maior diversidade de instituições ao longo dos anos: sede do Poder Judiciário, do Clube Pinheiro Machado, do Jornal O Gaúcho, do Colégio Elementar e do Poder Legislativo Municipal. A readequação do prédio ocorreu apenas na década de 1990, pelos arquitetos Nino Roberto Machado e Maria Aldina Porto Nobre para receber a função atual. Na ocasião, recebeu o nome do diretor do jornal O Nacional, Múcio de Castro.

É também na década de 1990 que o prédio foi tombado e se transformou em patrimônio histórico de Passo Fundo, passando a fazer parte do Complexo Cultural Roseli Doleski Pretto (principal conjunto arquitetônico de valor histórico de Passo Fundo).

Acessibilidade: Cadeirante, Banheiro adaptado
Av. Brasil Centro, 792 - Centro, Passo Fundo - RS, 99010-001
Estilo: Arquitetura
Autoria: Diogo Zanatta
Data de captura: 9 de abril de 2025
Licença: CC0
Audiodescrição: Robson Flores
Locução: Fabiana Beltrami
Consultoria: Everton Sousa
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
LinkedIn