Trevo da Roselândia

Diogo Zanatta

Audiodescrição

Fotografia. Autoria: Diogo Zanatta. Dia de sol com céu azul. O pórtico de entrada do Complexo Turístico Roselândia é visto a partir da Estrada Perimetral Sul. Ele é composto por duas estruturas, uma de cada lado da rua de acesso à Roselândia, e uma cobertura de madeira. Na cobertura, há uma ferradura estilizada, com extremidades para baixo, e placas que indicam “Complexo Turístico Roselândia”; placas menores exibem as inscrições “Passo Fundo Tchê” e “RS Brasil”. Cada estrutura lateral tem duas janelas de madeira, uma acima da outra, e uma roda de carroça entre elas. Antes da entrada do pórtico, em um canteiro central, há duas grandes esculturas: uma chaleira preta e, sobre um bloco de concreto com as cores verde, vermelho e amarelo, uma cuia de chimarrão com erva-mate e bomba.

Curiosidade

localizado junto à Estrada Perimetral Sul, o Trevo da Roselândia dá acesso ao bairro Santa Rita e ao Complexo Turístico da Roselândia. Este último, inaugurado na década de 1970 com o objetivo de se tornar um espaço de cultura e lazer para a população. O pórtico, construído na década de 1990, traz dois dos símbolos da cultura gaúcha: a cuia e a chaleira.

Hoje, o complexo de aproximadamente 200 hectares, possui clubes sociais, sedes campestres, kartódromo e o Parque de Rodeios da Roselândia Vitor Mateus Teixeira, sendo uma referência de lazer e convívio comunitário.

Acessibilidade:
Av. Dona Sirlei - Integracao, Passo Fundo - RS, 99032-140
Estilo: Paisagem
Autoria: Diogo Zanatta
Data de captura: 29 de abril de 2025
Licença: CC0
Audiodescrição: Robson Flores
Locução: Fabiana Beltrami
Consultoria: Everton Sousa
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
LinkedIn